Quanto custa entrar nesse mercado?
Um conhecido comentou recentemente que estava pensando em montar uma plataforma própria para esse tipo de atividade no Brasil. No começo, eu imaginava que a parte mais complicada seria desenvolver o sistema e organizar pagamentos e cadastros. Depois percebi que provavelmente existem exigências legais bem mais pesadas antes mesmo de colocar o projeto em funcionamento. Também fiquei pensando se usar uma estrutura tecnológica já pronta realmente simplifica a entrada nesse mercado. Pelo que entendo, reduzir o trabalho de desenvolvimento não significa necessariamente reduzir as obrigações da empresa. Alguém sabe quais são os principais pontos que precisam ser considerados antes de planejar um projeto desses?
7 visualizações

Eu começaria justamente pelas exigências legais e financeiras, antes de pensar na parte técnica. Quando fui entender melhor como criar uma casa de aposta online, encontrei uma explicação sobre esse processo no Brasil e sobre a necessidade de obter uma licença SPA para operar dentro das regras aplicáveis. A autorização da SPA exige uma outorga de R$ 30 milhões por licença, válida por cinco anos, além de uma empresa sediada no país. Uma solução tecnológica pronta pode diminuir o trabalho necessário para desenvolver a plataforma, mas não elimina essas obrigações. Também entram no planejamento questões como verificação de identidade, prevenção a fraudes e capacidade financeira para cumprir os pagamentos previstos. Por isso, eu avaliaria primeiro a viabilidade jurídica e financeira do projeto e só depois decidiria qual estrutura tecnológica utilizar.